Unidade I (11) 3941-0682
Unidade II (11) 3941-2815
Unidade III (11) 3941-1413
A coordenação pedagógica do Colégio Brida, considera que a Educação Artística e suas diversas áreas de expressão, fazem parte integrante da formação de nossos alunos. Sendo assim, através das diversas manifestações artísticas, como por exemplo: teatro, música, ballet, canto, artes plásticas, pintura, modelagem, trabalho em sucata, etc., nossos alunos da Pré-Escola ao Ensino Fundamental, são levados a valorizar as Artes como forma de conhecimento, interpretação e transformação da realidade.
Desde as séries iniciais introduzimos obras de arte de artistas famosos, sempre estabelecendo a relação com o objeto de estudo. Exemplo: no estudo dos triângulos, na 3ª série, 1º bimestre, matemática, apresentamos uma obra de Volpi, intitulada "Triângulos", estimulando assim o entendimento da linguagem como forma de tradução da realidade.
As obras que aparecem na impressão dos módulos devem servir de estímulos às atividades de pesquisa, enriquecendo assim as situações de aprendizagem.
I - Artes - voltada ao contexto histórico-cultural, proporciona ao aluno atividades que desenvolvem a sensibilidade estética.
Aplicada de forma integrada com outras disciplinas, permitirá ao aluno identificar a arte como forma de expressão na história da humanidade.
II - Filosofia - Os alunos iniciam com aulas de Filosofia no 6º ano.
As aulas de laboratório oferecidas pelo Colégio Brida, aos alunos, permitem uma abordagem prática dos temas da disciplina, pois são complementares às aulas teóricas.
Através da realização de experimentos, manuseio de modelos anatômicos, observação de lâminas de microscópio, entre outras atividades laboratoriais, o aluno é levado a vivenciar a experimentação - um dos processos fundamentais da construção do conhecimento Científico.
A Educação Física tem como objetivo geral despertar nos alunos o interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais criando convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos, sendo capazes de reconhecer e respeitar as características físicas e desempenho de si próprio e de outros indivíduos, não segregando e nem depreciando outras pessoas por qualidades e peculiaridades como aspectos físicos, sexuais e ou sociais.
Nos momentos de recreação e jogos esportivos estimular o aluno a ter atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade para com o próximo, valorizando, conhecendo e aceitando a exposição da cultura corporal dos diferentes grupos, transfazendo em meios para o convívio entre pessoas de diferentes círculos sociais.
Expressão Corporal é a capacidade de comunicar-se com o mundo ao redor através de movimentos corporais.
As atividades de Expressão Corporal contribuem para o desenvolvimento físico e social da criança, trabalhando também a coordenação motora, lateralidade, desinibição, esquema corporal, percepção espacial, concentração, memória, imaginação, auto estima e responsabilidade, aumentando assim o repertório de movimentos e a dominação do próprio corpo.
Uma das formas de estimular o desenvolvimento de alunos no processo metodológico é por meio da introdução da música na escola. Isso pode ser colocado em prática de diversas formas: desde a utilização de letras nas interpretações de texto em sala, até na realização de oficinas de música e instrumentalização com os estudantes. Essas são formas de aguçar a sensibilidade, instigar a criatividade e aumentar a integração dos alunos no ambiente escolar.
A natação pode ser um dos melhores exercícios para o desenvolvimento das crianças.
É do conhecimento geral, de que as aulas de natação podem ajudar no desenvolvimento do organismo das crianças, sendo uma das práticas desportivas mais adequadas e sem contraindicações. Muitos médicos defendem que a natação cura doenças respiratórias como a asma e a bronquite.
A natação é um desporto social que pode acompanhar a criança ao longo da sua vida.
As crianças que nadam tornam muitos aspectos saudáveis, entre eles o sistema cardiovascular.
Atinge alunos com dificuldades de aprender o conteúdo somente com um meio, pois o mesmo assunto é apresentado através de vídeos, músicas, jogos, imagens e filmes. Aumenta a interação entre professor e aluno e possibilita o compartilhamento de práticas de ensino com outros profissionais e alunos.
A biblioteca constitui centro de leitura, estudos e utilização dos computadores para pesquisas.
Aulas, Experimentos, Jogos e Projetos, referente as disciplinas de Matemática e Física.
Aulas de Artes Cênicas, dentro da disciplina de Artes.
Diversas formas de expressão através da encenação de peças teatrais e situações do cotidiano.
Projetos de Iniciação Científica Júnior, nos fechamentos de ciclos.
Pesquisas Científicas acompanhadas por um tutor.
Cada turma, nos dois períodos, vai escolher uma obra e ler juntamente com o professor na primeira aula da quarta-feira. Assim, o colégio todo para por 50 minutos para ler. Alunos, professores, funcionários e colaboradores param e leem. Isso promoverá uma cultura da leitura para todos e tornará os alunos mais aptos na leitura. Esse projeto será referência na região.
Nas disciplinas de redação os alunos irão produzir textos que, ao final do ano, serão reunidos num compêndio e publicados em um livro com ISBN e volume contínuo. Vamos despertar a seriedade e cobrar dos docentes maior potencial de escrita (em TODAS as disciplinas).
Vamos reativar a biblioteca, e passar a integrar na média dos alunos a leitura de obras importantes, bem como de jornais e revistas.
A aplicação de projetos no ensino desta haverá uma maior interação dos alunos em sala de aula fazendo com que o processo de ensino aprendizagem seja mais significativo. As Olimpíadas agregam importância para a aprendizagem, uma vez que são feitos para estimular os estudos na área, além de buscar identificar talentos.
Astronomia: O objetivo é estimular o interesse dos alunos pela Astronomia e Ciências afins de maneira a apoiar e complementar as disciplinas do currículo escolar com atividades criativas, sendo uma ferramenta que procuram aperfeiçoar o ensino.
é um Projeto Pedagógico de desafio nacional que se configura em uma Gincana de pesquisas. Um jogo virtual realizado através de um console virtual exclusivo, pela internet, onde nossos alunos serão desafiados com diversos enigmas.
O Web Desafio é um Projeto Pedagógico de desafio nacional que se configura em uma Gincana de pesquisas exclusiva a alunos de escolas associadas, baseada na filosofia pedagógica WebQuest e no Desafio Nacional acadêmico (DNA), sendo uma excelente oportunidade para os participantes ampliarem seus conhecimentos, desenvolverem a criatividade, o trabalho em equipe e a liderança.
São duas categorias: Categoria Ensino Fundamental: Para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.
Categoria Ensino Médio: Para alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio.
Aqui se desenvolve projetos para que os alunos possam aprender na prática.
O espaço Maker oferece ferramentas digitais e tecnológicas, ou mesmo recursos mais tradicionais. Com base na Cultura Maker, o espaço Maker é um convite ao protagonismo de novas ideias e criações, permitindo o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia e empatia.
Elaboração e construção de novos projetos.
Projeto Passagem de ciclo - Ensino Fundamental II